terça-feira, junho 26, 2007

Pan-fobia

17/05/2007 - 10h22
Trânsito durante o Pan-2007 já preocupa especialistas
SÉRGIO RANGELda Folha de S.Paulo, no Rio
Tráfego saturado, longos engarrafamentos. Esta é a avaliação dos principais engenheiros de transporte da cidade sobre o trânsito no Rio no Pan.




22/06/2007 - 13h57
Não use carro, recomenda plano de transportes do Pan
Do G1, no Rio, com informações da TV Globo
Prefeitura do Rio divulga o plano de transportes para os Jogos. Principal teste será a inauguração do estádio Engenhão, no dia 30.



E aí, você já aderiu à campanha do Secretino, oops, Secretário de Transportes para um PAN Sem Trânsito? Não? Como assim?

Não acredito que você ainda não tenha comprado sua bicicleta para ir pedalando de sua bucólica casinha em Itaguaí até o escritório no Centro da cidade, enquanto aproveita para refestelar-se com a brisa do caminho?! Ou que ainda não tenha adquirido seu patinete para sair de Sepetiba, subir e descer a Serra da Grota Funda só para dar expediente lá na casa da patroa na Barra da Tijuca, deliciando-se com a paisagem?! Ou que sequer tenha pensado em consertar aquela velha prancha de surf para incorporar o mais perfeito espírito esportista e surfar nas ondas (eletromagnéticas) da SuperVia?! Ts...ts...ts...Que espécie de cidadão é você que não se sente motivado a engajar-se em campanha de tão nobre intuito?

Para que a cidade não se transforme num PANdemônio, o alcaide e seus asseclas contam com você!! Por isso, a partir do próximo dia 13 (uma sexta, a propósito), deixe seu carro na garagem e, se puder, fique em casa. Converse com seu chefe, patrão, dono ou amo e explique que você é um cidadão carioca e que, pelo bem da imagem da cidade no exterior e total apoio às campanhas dos PANacas que a dirigem, você não trabalhará enquanto durar o PAN - ele entenderá.

Ou, a menos que você seja um aventureiro nato e tope circular pela cidade como sardinha enlatada dentro dos poucos ônibus existentes ou do metrô (que, no Rio, leva do nada a lugar nenhum), pegue seu kit sobrevivência e anti-bala perdida*, utilize o transporte coletivo e boa viagem! Torço por você.


* Itens que compõem o kit básico de sobrevivência nos coletivos do Rio de Janeiro – facilmente encontrado em qualquer unidade das Organizações Tabajara:

- colete à prova de balas;
- capacete blindado;
- máscara de oxigênio (muitas bocas, sovacos e bundas por metro quadrado exigem esse acessório);
- personal air-bag (para os usuários de vans, que vira-e-mexe se estropiam por aí);
- protetor anatômico para buzanfas femininas (para conter a ânsia esfregativa masculina em coletivos);


...

A propósito, curiosa a definição do Aurélio sobre nosso futuro estado de ser e sobre as medidas adotadas para tentar evita-lo, pareceu-me algo profético:

Pandemônio: s.m. 1. Capital imaginária do inferno. 2. Reunião ou conluio de pessoas com o fito de fazer mal ou armar desordens. 3. Tumulto, balbúrdia, confusão.

Panacéia: s.f. 1. Remédio para todos os males. 2. Fig. Recurso sem nenhum valor empregado para remediar dificuldades.

Ou seja, é a panacéia política para procrastinar o pandemônio! Essa aliteração toda me causou Panfobia, isso sim!! Estamos a menos de 20 dias para os jogos Pan-Americanos na cidade que um dia foi maravilhosa... E me dá arrepios só de pensar nisso.

1 Comentários:

Blogger Tupaq disse...

Amiguita, assim como vão as coisas, tenho muito caldo de cultivo para aquele "Sistema Inteligente de Suporte à.....", e também começar um novo "Módulo Inteligente de Detecção de risco de Pancadaria".

Abraços

Tupaq Yachayrunata

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home