quarta-feira, agosto 09, 2006

Trava-língua evangélico

Recentemente um amigo enviou-me um link para uma página repleta de nomes exóticos (para não dizer esdrúxulos mesmo) de diversas igrejas evangélicas. Como a maioria de meus amigos reais ou virtuais sabe, sou protestante/evangélica/crente ou qualquer-outro-adjetivo-pejorativo-que-quiserem-atribuir-a-esse-seguimento-religioso. No entanto, nem eu levaria a sério uma igreja ou seus “preceitos” cujos títulos fossem esses:

1. Igreja Palma da Mão de Cristo - A.F.(antes do furo) ou D.F.(depois do furo)?

2. Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade - quer dizer que a sumidade é o pastor?!! Jesus, de filho do Rei foi relegado a mero coadjuvante da tal sumidade? Depois não se espantem se a sumidade sumir com o dinheiro dos dízimos...

3. Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo - bem, eu ficaria mesmo é com um nojo danado de participar da cerimônia da ceia nessa igreja (blergh!). Acho que os irmãozinhos de lá andam levando ao pé da letra demais a metáfora “esse pão é meu corpo..., esse vinho é meu sangue...”. Além disso, se não me engano, não há na Bíblia a parte do cuspe...

4. Igreja Dekanthalabassi – Caraaaaca! Já inventaram até grafia para as famosas “línguas estranhas” dos irmãozinhos pentecostais. Então já não são tão estranhas assim, não é mesmo? Daí para começarmos a conjugar eu dekanthalabasseio, tu dekanthalabasseias, nós dekanthalabasseamos, não custa. Imaginem a coitada da criança na escolinha bíblica dominical tendo que repetir isso. Vai precisar mesmo de um milagre para não morder a língua.

5. Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) - Acho que mais difícil de decorar do que essa sigla, somente a classificação da NGB para as orações subordinadas substantivas. Lembram? Era uma tal de Or. Sub. Substantiva Objetiva Direta pra cá; outra Or. Sub. Substantiva Predicativa pra lá; mais uma senhorita chamada Oração Subordinada Substantiva Subjetiva acolá (ou simplesmente O.S.S.O.D., O.S.S.P. e O.S.S.S) e estava pronta a indigesta sopa de letrinhas dos alunos nas traumáticas aulas de português.

E eu na minha tradicional, lacônica, porém lúcida Igreja Batista... Que assim seja! Amém.

Tem mais um monte de nomes esquisitos por lá, caso queiram dar mais umas risadas: http://omedi.blogspot.com/2006_07_30_omedi_archive.html

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

E a Igreja Bola de Neve, com direito a matéria paga em revistas cristãs?

1:09 PM  

Postar um comentário

<< Home