segunda-feira, setembro 25, 2006

CPI diante da lente da verdade

A tão poucos dias das eleições mais importantes do país, me pego fazendo a pergunta que não quer calar: em quem votar no próximo domingo?

Já deu para notar que sou uma cidadã absolutamente relapsa, não é? Não tenho a menor idéia de em quem votei nas eleições gerais de 2002 e mal consigo lembrar quais famigerados escolhi para presidente e governador pela última vez, se bem que esses até preferia ter esquecido mesmo, devido a tamanho remorso.

Daí chega a última semana do Horário Eleitoral Gratuito e eu percebo que ainda não tenho nenhum nome para senador, deputado federal e estadual. O que fazer? Sentar em frente à Tv e garantir momentos de intenso prazer e gargalhadas descomunais observando aquelas figuras excêntricas que insistem em pedir meu voto. Paralelamente a isso, vou dando um trato nas unhas das mãos e dos pés, rindo e praguejando meia dúzia de três ou quatro estrupícios que aparecem na tv.

Entre um “bife” e outro, vejo candidato evangélico na mesma coligação que candidato homossexual, ambos xiitas e com propostas políticas e sexuais diametralmente opostas; vejo a ex-BBB Marielza, a ex-quase-difunta, almejando o posto de ex-futura-deputada estadual deste Rio de beleza e caos; fico sabendo da candidatura a deputado estadual lá de Sampa do “cãozinho do forró”, Frank Aguiar, que no mínimo deve ter como projeto de lei a transformação da Av. Paulista num gigantesco Pavilhão de Cultura Nordestina e que a esta altura da campanha já deve contar com 50% dos paraíba-descendentes de lá... Já consigo até visualizar uma barraquinha de buchada de bode em frente ao prédio da “Belíssima”, outra vendendo peixeiras de todos os tamanhos em frente à Fnac e um pequeno palco ofuscando o MASP, para as apresentações do mais autêntico forró, é claro.

O ápice da esquisitice eleitoreira tradicional foi deparar-me com o Clô [Clodovil Hernandez para os não íntimos], aquela polêmica bicha afetada [que se declara apenas voyeur, jamais uma bicha!], que nas horas vagas exerce as funções de estilista-apresentador-agressor-verbal-de-celebridades quando alguma louca emissora de Tv resolve lhe entregar uma câmera e um microfone. Passado o susto inicial e escarafunchando nos sites da vida, descubro que o dito-cujo candidatou-se a Deputado Federal do Rio [onde mais?!] pelo PTC (Partido Social Cristão) e que sua campanha vai de encontro aos seus mais profundos valores: oficialmente, diz-se que ele anda se dizendo contra a união civil gay [não consegui ainda saber o que se diz em off, mas assim que souber, posto aqui].

Aí, é inevitável fazer outra pergunta que não quer calar: será que Clô, se eleito, instaurará uma "lente da verdade" na Câmara dos Deputados? Ainda não consta como projeto de lei a ser levado à Câmara, mas que seria muito legal vê-lo dizendo poucas e boas às Excelências, convocando-as para depor numa das futuras CPIs diante da “lente da verdade, meu amooorrr”, isso seria!

Bem, se no início do post eu não tinha candidato para preencher a listinha obrigatória do dia 1º de outubro, acho que agora já tenho. Na pior das hipóteses, a gente vai ver, pelo menos, a primeira-dama nacional com tailleurs mais bem cortados e penteados mais estilosos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home